![]() |
|
|||||||||||||||||||||||||||||||
| como ser mais compreendida na TPM |
|
Recem-Chegado
![]()
|
Esse é um assunto muito delicado e sensível, que exige de toda mulher e de seus parentes muita compreensão.
É um tempo quando os hormônios ficam á flor da pele, deixando a mulher com pouca paciência e sem condições de explicar o que lhe está acontecendo. Esta matéria tem como finalidade ajudar a mulher, e a sua família, a entender e a aprender a lidar com a TPM. TPM significa tensão pré-menstrual. É o nome que se dá a um conjunto de sintomas que aparecem antes da menstruação. Esses sintomas são os mais variados possíveis, chegando até 130. Algumas mulheres ficam mais deprimidas, com uma auto-estima muito baixa, chorando fácil. Outras, vão preferir comer muito doce, ficam chateadas por coisas que às vezes não têm a mínima importância, mas que nesses dias tem um valor absurdo. Sabemos que essa fase traz mudanças radicais no comportamento da mulher, afetando todos em sua casa, principalmente o marido. Quando os sintomas aparecem, a mulher fica muito irritada e agressiva, e o pior de tudo, quase não percebe, acha que todos estão contra ela, mas graças à ciência hoje se sabe que esse comportamento não é pirraça da mulher, e sim um problema orgânico e emocional, pelo qual o corpo sofre nesses dias. Aqui vão alguns sintomas da TPM para você ficar ligada e ajudar sua família a compreender você nesses dias: 1. ansiedade, tensão, nervosismo, excitação; depressão, sentimento de desesperança, pensamentos autodepreciativos; 2. fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição; 3. raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais; 4. diminuição do interesse pelas atividades habituais; 5. sensação de dificuldade de concentração; 6. cansaço, fadiga fácil, falta de energia; 7. acentuada alteração do apetite; 8. distúrbios do sono; 9. sensação de estar fora do próprio controle; 10. inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada; 11. dor de cabeça; 12. dores musculares, ganho de peso ou sensação de inchaço. Tenho uma teoria, por observar com olhos clínico essas fases que também passo. Percebi que em um determinado mês estava mais tranqüila, como se a TPM não tivesse atingido seu objetivo, e me fiz a seguinte pergunta: O que aconteceu de diferente nesse mês? Cheguei a conclusão que nos meses em que estava mais tranqüila, sem passar por momentos de estresses, a TPM pegava leve, mas nos meses onde tinha muita pressão e preocupações era um caos. O nosso emocional é como um copo que vai enchendo de situações que vamos segurando, abafando, reprimindo e não dando importância, quando chega a TPM trasborda por estar cheio de emoções. Só que sai de uma maneira destrutiva, como se fosse um maremoto. Crendo que nosso Deus não faz nada por acaso, penso que essa fase é uma maneira meio primária do organismo de liberar essas emoções, já que ainda não aprendemos a lidar com elas. É uma pena que faz tanto estragos, mas se todos, inclusive você, estiverem atentos, respeitando e comunicando de uma maneira bem clara o que está acontecendo, tenho certeza que esses momentos vão ser mais construtivos, e menos difíceis de serem entendidos. Como disse no início, as mudanças emocionais e orgânicas são as grandes responsáveis pela gravidade da TPM, por isso devemos perceber e descobrir qual é o maior problema - se orgânico ou emocional? Procurar a compreensão da família pedindo ajuda, sinalizando que está num mau dia. Não é bom falar de coisas sérias nesses dias, e nem tomar decisões que possam ser arrependidas mais tarde. COMO O MARIDO PODE AJUDAR Agora quero dar uma palavrinha para o marido. Sei que não é nada fácil conviver com as mudanças de humor da esposa nesse dias. O choro e as irritações preocupam e chateiam. É preciso pedir sabedoria de Deus, para continuar amando sua esposa incondicional, e aprender a lidar com esses momentos, ouvindo-a sem criticar ou se sentir cobrado. Muitas vezes, ela só quer desabafar. Nós mulheres resolvemos muito o nosso emocional falando, chorando e queremos ser vista, mesmo nesses dias difíceis. Nunca leve muito a sério a raiva de sua esposa nesses dias. Converse sobre essas atitudes e determinados assuntos, fora da TPM. Fale com os filhos, pedindo colaboração para entenderem a mãe, não provocando sua ira e nem levando para o lado de deboche. Determinadas atitudes do marido e filhos, nessa época, passa para a mulher que ela é desprezada e incompreendida. Todos devem aprender muito nessa fase. Muitos maridos, dizem de maneira irônica, que não entendem as mulheres. Talvez falte um pouco de conhecimento sobre o físico e o emocional da mulher. Vejo muitos homens pesquisando assunto em livros ou internet quando não entende, uma sugestão é pesquisar e estudar sobre as mulheres, seu comportamento, suas necessidades. Ler mais sobre o assunto - livros e artigos. Tenho certeza que a sua vida só vai somar com esse aprendizado, e seu casamento se tornará muito melhor. Deus quando inventou a família tinha em mente algo muito especial - todos os membros da família devem aprendessem a conviver e a amar um ao outro. Para isso são necessárias muitas sabedorias, um constante crescimento espiritual e emocional e permanente estudo da Palavra de Deus. Todos temos conflitos, angustias, ansiedades, aflições, ira, discórdias e etc, mas se buscarmos a Deus, e aprendermos que é preciso deixar o egoísmo de lado - querendo sempre que o outro faça as nossas vontades, veremos que todos temos as nossas dificuldades. É preciso treinar o perdão, o companheirismo e principalmente a cumplicidade no casamento. Se isso acontecer, com certeza passaremos pelos momentos da TPM de maneira sadia. É preciso, também, cuidar do corpo, e os médicos dizem que o exercício é muito indicado para diminuir os sintomas da TPM, junto com uma alimentação saudável, com pouco sal e pouco açúcar. Quero deixar um versículo para a família toda decorar e praticar. "Deixem de ser mesquinhos, irritados e mal humorados. As contendas, as palavras ásperas e a antipatia pelos outros não devem ter lugar na vida de vocês. Em vez disso, sejam bondosos uns para com outros, compassivos, perdoando-se mutuamente, tal como Deus os perdoou por vocês pertencerem a Cristo”. Efésios 4:31 e 32 Bíblia Viva. Que Deus abençoe a sua vida e sua família. Fonte:www.adorarei.com.br |
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
| Tensão Pré Menstrual |
|
Recem-Chegado
![]()
|
Sensação que o mundo vai acabar antes da menstruação...
É isto que a maioria das mulheres que tem TPM sente. Também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, ou carinhosamente TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. No entanto apenas 8% das mulheres tem sintomas muito intensos. Sintomas da TPM depressão, sentimento de desesperança, pensamentos auto-depreciativos; ansiedade, tensão, nervosismo, excitação; fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição; raiva ou irritabilidade persistente, aumento dos conflitos interpessoais; diminuição do interesse pelas atividades habituais; sensação de dificuldade de concentração; cansaço, fadiga fácil, falta de energia; acentuada alteração do apetite; distúrbios do sono; sensação de estar fora do próprio controle; inchaço e/ou sensibilidade mamária aumentada; dor de cabeça; dores musculares; ganho de peso ou sensação de inchaço; No entanto para ser considerada doença, e portanto sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré menstrual e não em todo o ciclo. Causas da TPM Muitas hipóteses tem sido feitas a respeito das causas desta doença mas, atualmente, o que parece prevalecer é que sejam influências hormonais normais do ciclo menstrual que interfiram no sistema nervoso central. Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas a sensação de prazer) e os neurotransmissores tais como a serotonina. É importante ressaltar que esta síndrome acompanha a ovulação normal da mulher. Tratamento da TPM Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Resultados não cientificamente comprovados mostram que a vitamina B6 ( Piridoxina ), a vitamina E, o cálcio e o magnésio podem ser usados com melhora dos sintomas. Outro medicamento é o ácido gama linoleico que é um ácido graxo essencial. Pode ser encontrado no óleo de prímula. Existem advertências sérias do FDA americano a respeito de medicações alternativas naturais e de possíveis efeitos colaterais graves, portanto este, como qualquer outro medicamento, mesmo "natural", só deve ser usado mediante prescrição médica. Na verdade, este é o melhor caminho para o tratamento da TPM. Consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação. O melhor medicamento é o que, sozinho ou associado, reduza os sintomas. Como esta síndrome está ligada à ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar do uso da pílula anticoncepcional que suspende a ovulação. Já nos casos graves de desordem disfórica pré-menstrual é necessária uma medicação mais específica sendo que a medicação usada com melhores resultados são os anti-depressivos principalmente o Prozac (Fluoxetina). Estudos recentes mostram que esta medicação usada na menor dose possível e durante a fase de tensão pré-menstrual tem melhorado muito a qualidade de vida das mulheres que experimentam esta disfunção. Nos Estados Unidos chama-se Sarafem® O importante é que se entenda que esta não é uma doença mas sim uma alteração fisiológica do ciclo menstrual feminino e que pode ser resolvida com medidas simples por parte do seu médico assistente. Fonte:www.gineco.com.br |
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
| Síndrome da Tensão Pré-Menstrual - Enquete!!! |
|
Visitante
|
Você faz alguma coisa para amenizar os sintomas da TPM? |
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
|
Visitante
|
Cliquei na segunda opção, porque muitas das vezes, apresento uma enxaqueca tão grannnnde |
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
|
Visitante
|
Onde estão as irmãs corajosas para postar algo aqui?
Timidez ou todas estão assim, óóóó?! ----> ![]() |
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
|
Amigo
![]()
|
Ó beleza, não tenho de me preocupar mais com isto, mas nunca notei TPM, mas em compensação as cólicas é que me matavam.
|
|||||||||||||
|
_________________ Orar é Invadir o IMPOSSÍVEL. |
||||||||||||||
|
Quem convive comigo já sabe quando entro na TPM , pois me irrito
|
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
|
Recem-Chegado
![]()
|
Graças a Deus que eu não sofro com isso, pelo menos comigo eu ñ sinto diferença nessa época.
|
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
|
aff eu só é insuportavel qd to na tpm nem eu me aguento, o que faço para amenizar é comer chocolate mas ai só passa na hora depois volta...
|
|||||||||||||
|
_________________ Quando tento fracasso, quando confio Deus age |
||||||||||||||
|
Conhecido
![]()
|
Realmente tem meses em que nem eu me aguento com isso, já pedi pra parar minha menstruação, mas a ginecoogista nã quis, então o que faço é pedir ao Senhor que eu tenha domínio próprio além do normal pra que eu não seja injusta com ninguém.
|
|||||||||||||
|
|
||||||||||||||
| como ser mais compreendida na TPM |
|
||
|